Papéis Família / Escola

A Equipe do Educandário sente-se honrada pela sua escolha e acredita que no momento da matrícula de seu filho se efetiva a concordância da filosofia e proposta pedagógica da escola.

Instaura-se a parceria entre o Educandário e a Família, imprescindível para a consecução de nossos objetivos educativos.

Parceria Família – Escola

Baseada na cooperação, no respeito e na confiança é condição para o sucesso da educação de nossas crianças, uma vez que nossos objetivos são comuns a formação do caráter, a construção de conhecimentos e a auto-realização de cada um deles.

Para tanto, solicitamos a cooperação da Família no acompanhamento sistemático da vida escolar dos alunos, orientando-se para:

  • O conhecimento detalhado do conteúdo deste informativo e da leitura dos comunicados encaminhados pela escola;
  • Incentivar a formação de hábitos de estudos, como é o caso da realização diária das tarefas de casa;
  • Manter seus endereços atualizados facilitando a comunicação Escola-Família;
  • Participar de reuniões, comemorações e eventos da Escola;
  • Comparecer à escola quando convocado para tratar de assuntos relativos ao desenvolvimento do aluno.

Filosofia Educacional

Nossa filosofia visa o desenvolvimento integral do ser humano e para tanto pretende:

  • Possibilitar o desenvolvimento harmonioso dos aspectos afetivos, cognitivos e sociais;
  • Formar cidadãos com autonomia e autoconfiança capazes de se expressarem com criatividade;
  • Formar indivíduos com uma visão mais global da realidade e capazes de vincular a aprendizagem às situações e problemas reais e capazes de se adaptarem às mudanças, bem como intervir na sociedade;
  • Construir normas de conduta, desenvolvendo o senso de cooperação e valores necessários para viver em sociedade através da interação com a comunidade educativa;
  • Desenvolver o gosto por aprender e reaprender durante toda sua vida.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Educandário está baseada no desenvolvimento global do ser humano visando sua autonomia e desenvolvimento harmônico dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

No aspecto cognitivo significa que acreditamos que os alunos vão construindo seu conhecimento à medida que podem interagir com o objeto de seu estudo.

É através da ação sobre o objeto de conhecimento que o aluno constrói o seu. No aspecto afetivo é importante estimular as crianças desde pequenas a perceberem suas emoções e aprender a lidar com elas.

A autonomia intelectual deve ser estimulada por todos que participam do processo educativo da criança, ou seja, pais, professores e demais agentes educativos dentro e fora da escola.

Assim, é importante que o aluno seja incentivado a explorar suas idéias a respeito dos temas estudados ou demais assuntos de seu interesse, assim como a buscar um conhecimento mais organizado e sistematizado através de pesquisas.

Autonomia moral significa ser capaz de ter interiorizadas as regras da coletividade que visam o bem e a justiça para todas as pessoas e ser governado por si mesmo.

É importante deixar claras as regras de convivência social, o respeito aos limites para que os alunos possam ir aprendendo as regras e evoluindo nas relações sociais.

Equipe de atendimento ao aluno e às famílias

Para proporcionar um atendimento adequado ao aluno e às famílias, o Educandário conta com os seguintes setores:

Direção: Responsável pela representação, organização, administração da Escola e acompanhamento junto à coordenação pedagógica.

Coordenação Pedagógica: Responsável pela articulação de ações que visam à integração entre professores, alunos e famílias e contribuir pela viabilização e melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Secretaria e Recepção:

Encontram-se disponíveis para:

  1. Atender aos pais e alunos
  2. Receber mensalidades escolares e fazer cobranças;
  3. Encaminhamento de pais e visitantes ao setor desejado.

Professores:

  1. Têm o compromisso de realizar uma educação de qualidade junto aos alunos;
  2. Participar de reuniões e grupos de estudo na escola, participar de cursos de capacitação e atualização dentro e fora da escola.
  3. O atendimento a pais deve ser agendado e acompanhado pela supervisão.

Organização da Escola

Direção:

  • Denise Caetano Barbosa Ferreira

Coordenação
Supervisão Pedagógica
Coordenação disciplinar.
Equipe de professores regentes:
Equipe de professores especializados
Recepção
Serviços gerais

Critérios de Funcionamento

  • Horário escolar: A pontualidade é importante para o bom desenvolvimento das atividades.
  • Matutino: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Entrada – 6h50 min (Tolerância 7h10 min)
  • Saída – 11h30 min e 12h20 min.
  • Vespertino: Educação Infantil/ Ensino Fundamental.
  • Entrada – 12h50 min (Tolerância 13h 10 min)
  • Saída – 17h20 min e 17h 30 min.

Entrada e saída dos alunos:

Os alunos serão entregues aos pais ou responsáveis. Não entregamos alunos a pessoas estranhas. O uso de uma autorização escrita se faz necessária para a segurança das crianças.

Procurem trazer seus filhos nos horários estipulados para que desde cedo comecem a formar bons hábitos e também para que não percam nenhuma atividade.

Os pais terão tolerância de 15 minutos após as aulas para buscarem seus filhos. Pedimos pontualidade máxima no cumprimento deste horário, pois após o mesmo a Equipe do Educandário encontra-se compromissada.

As segundas-feiras, logo na chegada, realizamos um grande encontro de todas as turmas para iniciarmos a semana. É importante que todos os alunos cheguem pontualmente na escola.

 
 

Uniforme escolar

O uniforme possibilita maior segurança de seu filho e organização da escola.

  • O uso do uniforme completo todos os dias é obrigatório.
  • Boné e chapéu não fazem parte do uniforme.
  • Uniforme diário – Camisa ou camiseta, bermuda, calça ou saia-short (para meninas). Uniforme de Educação Física –(verificar o dia da aula no horário) camiseta e bermuda ou saia-short (para meninas). Uniforme de frio – Agasalho e calça da escola.
  • O calçado deve ser o tênis com meia. am participar desta atividade socializadora, na qual cantamos o Hino Nacional, fazemos orações espontâneas e parabenizamos os aniversariantes da semana.

Agenda

A agenda é um instrumento de comunicação Família – Escola muito importante.

Os pais deverão verificar diariamente se existem circulares e devolvê-la rubricada no dia seguinte.

Material Escolar

O material deve ser entregue na primeira semana de aula. Em todo material do aluno deve constar o seu nome, série e turma.

Os pais podem ajudar seus filhos na organização das mochilas, verificando com eles:

  • O material necessário de acordo com o horário de aulas;
  • Datas de entrega de trabalhos ou material de pesquisa solicitado pela professora.

Reuniões:

Haverá três reuniões de pais que estão previstas para os meses de fevereiro, maio e setembro. As datas serão informadas aos pais através de circular afixada na agenda.

Comemorações de aniversários na escola

Os aniversários podem ser comemorados no dia, devendo ser comunicados à secretaria da escola com uma semana de antecedência. A comemoração será feita internamente com a criança, sua professora e colegas.

Excursões (Visitas Técnicas)

Durante o ano letivo serão realizadas excursões com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos desenvolvidos nos estudos e nos projetos realizados na escola. Somente participarão das excursões os alunos devidamente autorizados pelos pais (por escrito) e uniformizados.

Banho de Mangueira e Ducha

Quando houver banho de mangueira, a criança deverá trazer uma sacolinha à parte contendo: 1 toalha, 1 troca de roupa e 1 escova de cabelo. Neste dia o aluno deverá vir de chinelos e com traje de banho por baixo do uniforme.

Doenças

Solicitamos às famílias não enviarem seus filhos, caso estejam com suspeita de alguma doença, em estado febril, ou infecção contagiosa. Este procedimento visa a proteção de todos evitando assim a proliferação de vírus e/ou bactérias. Pedimos aos pais ou responsáveis que comuniquem à escola qualquer caso de doença em que o aluno necessite faltar à aula.

Achados e perdidos

Todos os pertences do aluno, incluindo o uniforme e material escolar devem ser marcados com seu nome completo. Materiais encontrados fora de sala serão guardados na recepção da escola. Não nos responsabilizamos por materiais perdidos, principalmente quando estes não estiverem devidamente identificados.

Objetos de valor

Objetos de valor, como jóias, celulares, máquinas fotográficas e brinquedos caros não devem ser trazidos para a escola. O Educandário não se responsabiliza por eventuais danos ou perdas.

Lanche

O lanche fica a cargo da família. Para a formação de bons hábitos, os alunos devem trazer diariamente o guardanapo (mesmo que o lanche seja comprado na escola), toalhinha (p/ lavar as mãos) e copo de plástico. Para os alunos da Educação Infantil destinamos um dia da semana para o lanche coletivo, quando então deverá ser enviado um pouco mais de merenda de casa para que possa ser compartilhado com os colegas. Pedimos não trazer garrafas de refrigerantes, copos de vidro ou outro objeto que possa causar acidentes à criança.

Cantina

A escola oferece várias opções de lanche na cantina. Sempre que houver alterações no cardápio, este será enviado pela escola para conhecimento dos pais.

Brinquedo (Educação Infantil)

O dia do brinquedo na escola e é destinado à socialização com as outras crianças. As crianças devem ser estimuladas a trazer um brinquedo que queiram compartilhar com os colegas, emprestar para eles e ensiná-los a brincar.

O brinquedo trazido para a escola deve estar devidamente marcado com o nome do aluno.

Transporte escolar

Não temos vínculos com nenhum serviço de transporte escolar, a não ser na fiscalização dos horários e do tratamento com a criança no portão de entrada e saída.

Avaliações

    • A avaliação do aluno é feita diariamente;
  • Através de avaliações mensais e bimestrais;
  • Através de relatórios semestrais ( Educação Infantil)

Direção Administrativa e Pedagógica