ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º AO 5º)

Conforme refletido na nova BNCC, a transição entre as duas etapas da Educação Básica (Educação Infantil e Educação Fundamental) requer muita atenção por parte das escolas, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa.

No Educandário, atendendo aos princípios da nova BNCC, objetivamos:

  • Preparar os alunos para as muitas mudanças da realidade;
  • Motivar os alunos para um constante diálogo entre o seu saber e o saber construído diariamente na relação conhecimento/objeto;
  • Incentivar nos alunos o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito;
  • Associar tecnologia aos livros didáticos, criando uma estrutura interativa, que convida a criança/jovem a navegar em busca do conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências, compartilhando e trocando ideias com outros alunos, sem nunca deixar de aprender.

 

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (6º AO 9º)

  • Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.